RODRIGUES,
Zita Ana Lago ( et al). Desenvolvimento Cognitivo e a Aprendizagem
Escolar: o que o professor deve dominar para ensinar bem. Curitiba: Editora
Melo, 2010.
Segundo a autora a avaliação centrada no aluno
acaba por constituir uma nova concepção de escola, que encara a aprendizagem
como um direito de cidadania e qualifica os processos de reconstrução e criação
de novos conhecimentos pelos alunos, professores e por todos os segmentos
escolares.
A formação dos professores e o seu
relacionamento com os alunos tem sido largamente discutida, estudada. Pois,
nesse sentido, o conhecimento precisa ser significativo, prazeroso, tanto ao
professor como também ao aluno.
Para que isso possa ser
possível é importante que o professor se organize e ordene seus objetivos de
ensino levando em conta o interesse e a realidade do aluno, para que assim, o
conhecimento seja construído em sua integralidade, observando os contextos
permeadores por valores e significados ético-morais.
Desse modo, a avaliação centrada
no interesse do aluno exige uma compreensão ampliada do conjunto de relação
sociocultural as qual a educação faz parte, não se pode mais educar e avaliar
com premissas e valores do passado sendo que os alunos já vivem no futuro.
Conforme o texto trazido
pela autora, há uma transformação de paradigmas quanto aos modelos de
transmissão de conhecimento, o que antes era tido como um fazer ativo do
professor e o aluno como apenas um receptor passivo, não existe mais. Pois, os
bons professores são aqueles que planificam e estrutura os processos, define as
estratégias de ensino, apresenta as metodologias de ação e delineia os
caminhos, sempre centrado no interesse do aluno.
Ensinar exige do professor muito
mais do que a transmissão de conhecimento, pois o bom professor tem que
visualizar além, necessita provocar a curiosidade em seus alunos, ou seja,
instigá-los a desenvolver seu conhecimento e, principalmente, provocar mudanças
de mentalidades, de atitudes e comportamentos.
AUTOAVALIAÇÃO.
Fazendo uma analise do conhecimento adquirido do Módulo -
Avaliação educacional - entendo que o papel do professor vai muito mais além do
que um mediador de conhecimento. O professor carrega consigo um importante papel
social, na formação de cidadãos conscientes e capazes de modificar o seu meio.
A avaliação educacional funciona aqui como um meio de
aferição de aprendizagem. Contudo, um ato integrador no qual se leva em
consideração todas as experiências de vida e, de forma inclusiva, da suporte as
mudanças, quando necessário.
Portanto, para mim a avaliação não pode ser um processo
no qual se julga o aluno como certo ou errado, mas sim, como um instrumento
capaz de avaliar o processo ensino-aprendizagem como um todo, onde o método do professor,
também, consiga ser avaliado, pois assim, o crescimento no aprendizado possa
ser de ambos (professor e aluno).
Nesse sentido, muito embora eu ainda não seja docente,
levarei comigo experiências positivas do módulo e da professora que, de forma
simples e segura, conseguiu provocar as mudanças necessárias em meu
aprendizado.
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