segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

PLANO DE AULA 1 : Introdução ao Direito e suas Fontes

 Tema: Introdução ao Direito e suas Fontes

Objetivos:

  • Compreender o conceito de Direito e suas principais características.
  • Identificar e descrever as diferentes fontes do Direito.
  • Analisar exemplos práticos para ilustrar a aplicação das fontes do Direito.

Duração: 1 hora e 30 minutos

Metodologia:

  • Exposição dialogada: 30 minutos
  • Discussão em grupo: 20 minutos
  • Estudo de caso: 30 minutos
  • Encerramento e esclarecimento de dúvidas: 10 minutos

Recursos:

  • Quadro branco ou flipchart
  • Marcadores ou canetas coloridas
  • Material impresso com exemplos de casos jurídicos

Desenvolvimento:

  1. Introdução (5 minutos):

    • Saudações aos alunos.
    • Apresentação do tema e dos objetivos da aula.
    • Breve contextualização sobre a importância da compreensão das fontes do Direito.
  2. Exposição dialogada (30 minutos):

    • Definição de Direito: conceito, características e finalidades.
    • Explanação sobre as principais fontes do Direito: legislação, doutrina, jurisprudência e costumes.
    • Discussão sobre a hierarquia das fontes do Direito em um sistema jurídico.
  3. Discussão em grupo (20 minutos):

    • Divisão da turma em pequenos grupos.
    • Proposição de perguntas orientadoras para discussão, como:
      • Quais são as fontes do Direito mais influentes em nossa sociedade?
      • Como as diferentes fontes do Direito interagem entre si?
      • Podem ocorrer conflitos entre as diversas fontes do Direito? Como são resolvidos?
  4. Estudo de caso (30 minutos):

    • Apresentação de um caso jurídico fictício ou real que envolva a aplicação das fontes do Direito.
    • Análise em grupo do caso, destacando as fontes do Direito que são relevantes para a sua resolução.
    • Debate sobre as possíveis soluções com base nas diferentes interpretações das fontes do Direito.
  5. Encerramento (10 minutos):

    • Recapitulação dos principais pontos abordados na aula.
    • Incentivo para que os alunos reflitam sobre a importância do estudo das fontes do Direito em sua formação acadêmica e profissional.
    • Oportunidade para esclarecimento de dúvidas e orientações para a próxima aula.

Avaliação: A avaliação poderá ser realizada de forma contínua, observando a participação dos alunos durante as discussões em grupo, o entendimento demonstrado durante o estudo de caso e o engajamento na atividade proposta. Além disso, a compreensão dos conceitos abordados poderá ser verificada por meio de questionários, exercícios escritos ou trabalhos individuais ou em grupo.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

  1. "Introdução ao Estudo do Direito" - Tércio Sampaio Ferraz Jr.

    • Esta obra oferece uma visão geral e acessível sobre os fundamentos do Direito, abordando temas como conceito, natureza, fontes e interpretação jurídica.

  2. "Curso de Introdução ao Estudo do Direito" - Paulo Nader.

    • Este livro apresenta uma introdução abrangente ao estudo do Direito, abordando conceitos básicos, como norma jurídica, estado, direitos e deveres fundamentais, entre outros.

  3. "Teoria Geral do Direito Civil" - Carlos Roberto Gonçalves.

    • Embora seja mais específico para o campo do Direito Civil, esta obra oferece uma excelente base para compreender conceitos jurídicos fundamentais, como norma jurídica, pessoa, negócio jurídico, entre outros.

  4. "Introdução ao Direito" - Maria Helena Diniz.

    • Este livro fornece uma introdução abrangente ao estudo do Direito, abordando temas como conceito, divisões, fontes, interpretação e aplicação do Direito.

  5. "Teoria Geral do Estado" - Dalmo de Abreu Dallari.

    • Embora seja mais focado na Teoria Geral do Estado, esta obra oferece uma compreensão sólida sobre o contexto em que o Direito opera, ajudando os alunos a entenderem as bases políticas e sociais do ordenamento jurídico.

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