terça-feira, 19 de julho de 2011

A Era dos Pecados Públicos...

Hoje, li um texto de Gabriel Chalita muito interessante onde ele cita uma passagem em que Sócrates tem um diálogo em que seus discípulos vieram falar sobre a vida dos outros e ele perguntou ensinando: " Vocês já passaram pelos três crivos antes de me contar?".Os crivos são verdade,bondade e necessidade. " É verdade? Vocês tem provas? É bom? Não vão magoar ninguém? É necessário? Tem alguma coisa a ver com a vida de vocês ou com o bem público? " E os discípulos se calaram, e Sócrates voltou a falar de filosofia.
Vivemos numa era em que tudo parece ser público, banal e instantâneo.Falam-se da vida dos outros como se contasse uma novela, liberdade de expressão e democracia não é para ser usada como desculpa para fofoca e invasão de privacidade.
A internet tem contribuido muito com isso, como a socialização da notícia é um fato novo, muitas pessoas ainda não sabem lidar bem com esta poderosa ferramenta e acaba usando-a mal.O que poderia ser uma dádiva da comunicação, já que a notícia navega no mundo em questões de segundo, acaba se tornando um incômodo para aqueles que são alvos de navegadores irresponsáveis que,pelo simples prazer de fofocar, acabam denegrindo a imagem ou o nome de pessoas de bem.
A vida privada acabou, qualquer acontecimento particular passou a pertencer à todos.Tudo é postado na rede, fotos e festas de família, crianças brigando, rapazes bêbados fazendo escândalo porque perdeu a namorada, as próprias pessoas se espõe e espõem suas famílias como se fosse tudo muito natural.
Como disse o Padre Fábio de Melo, " estamos na era dos pecados públicos".

Nenhum comentário:

PLANO DE AULA 1 : Introdução ao Direito e suas Fontes

  Tema: Introdução ao Direito e suas Fontes Objetivos: Compreender o conceito de Direito e suas principais características. Identificar e de...