terça-feira, 28 de novembro de 2023

TEORIA DAS JANELAS QUEBRADAS


     No final dos anos 1960, foi feito um experimento de uma escola de criminologia norte- -americana. Duas viaturas foram abandonadas em dois lugares: Palo Alto, uma região rica da Califórnia, e Bronx, um dos bairros mais pobres de Nova York. Em pouco tempo, a viatura do Bronx foi totalmente destruída e a de Palo Alto permaneceu intacta. Foi feito, então, um novo experimento com o vidro da viatura de Palo Alto quebrado. Com isso, pouco tempo depois a viatura de Palo Alto também foi destruída.

    Em 1984, dois criminológicos norte-americanos, George Kelling e James Q. Wilson, escreveram um artigo chamado Broken Windows. A partir disso, eles desenvolveram a Teoria Broken Windows (Janelas Quebradas). No artigo, eles utilizaram o exemplo de uma casa abandonada em um subúrbio arborizado de uma cidade norte-americana que ninguém sabia que estava abandonada. Um dia, um vândalo quebrou uma vidraça da casa e, com o passar do tempo, as pessoas perceberam que a vidraça não foi consertada. Assim, as pessoas passaram a destruir a casa e, pouco tempo depois, a casa estava completamente depredada.

    A partir disso, George e James desenvolveram a ideia de que, se o primeiro vândalo tivesse sido punido de forma exemplar, o restante das depredações não teria acontecido. Seria necessário, então, punir os mínimos desvios para que estes não se tornassem crimes graves. Essa ideia foi aceita pelo prefeito eleito de Nova York, Rudolph Giuliani, na década de 1990. Rudolph acolheu essa ideia para desenhar seu plano de segurança para Nova York e a implantou na cidade com o nome de Tolerância Zero. A política criminal da Tolerância Zero é a implementação prática da Teoria das Janelas Quebradas.

    A Teoria da Tolerância Zero é a teoria que pretende punir com rigor os mínimos desvios para que eles não se tornem crimes graves. Há vários argumentos favoráveis e contrários a essa teoria. Seus adeptos afirmam que os índices de criminalidade em Nova York, nesse período, diminuíram bastante, e os críticos afirmam que os índices de criminalidade diminuíram em todo o país, não apenas em Nova York – inclusive em lugares que adotaram uma política oposta à Tolerância Zero. Um dos fatores para a redução da criminalidade, de acordo com os críticos, foi o Governo Bill Clinton, que proporcionou um momento de grande crescimento econômico, redução drástica dos índices de desemprego, investimento em políticas sociais etc. 

    
Outra crítica feita à Tolerância Zero é que ela foi implementada em Nova York de uma forma extremamente segregacionista, pois a intervenção policial era muito mais rigorosa em relação a negros e latinos do que em relação a brancos. A intervenção policial ocorre desde em uma blitz até a prisão e condenação. 

Nenhum comentário:

PLANO DE AULA 1 : Introdução ao Direito e suas Fontes

  Tema: Introdução ao Direito e suas Fontes Objetivos: Compreender o conceito de Direito e suas principais características. Identificar e de...