A ética pode ser definida
como a “ciência do ethos” e está relacionada ao comportamento humano. A palavra
grega ethos na pluralidade de seus conceitos pode também significar o ‘conjunto
de hábitos ou costumes fundamentais' de determinadas sociedades.
O acadêmico que optou por uma carreira cujo núcleo é trabalhar com o certo e o
errado. Ele tem mais responsabilidade do que estudantes destinados a outras
carreiras, de conhecer o que é moralmente certo e o que vem a ser eticamente
reprovável. Para isso, os acadêmicos precisam se conscientizar de que é mais
importante a formação de profissionais éticos do que a participação em eventos " culturais de status" tão pouco criativas como as Semanas Jurídicas, onde os acadêmicos em busca de horas complementares se
inscrevem e não fazem a menor questão em comparecer, ou se comparece é por
compra de pontos na média, na verdade a tal Semana não é nada mais do que uma
venda camuflada de pontos na média.
O que os professores passam para os acadêmicos como exemplo de compromisso com
a verdade e com a justiça? Limitam-se apenas a ministrar aulas prelecionais quase
sempre resumidas ao exame sequencial da codificação. Não há espaço para
reflexão crítica, nem para a pesquisa. O ensino é sofrível, a pesquisa quase
ausente, nem se fale na extensão.
Mas a culpa não é apenas do docente, muitos estudantes que ingressou na
Faculdade de Direito não sabem exatamente o que vão encontrar ali. Partem-se do
pressuposto de que o Direito trará dinheiro e status.
O caminho para o jovem advogado é árduo, aqueles que insistem em não buscar uma
transformação e buscar o diferencial, só encontrará espaço para servir como
Office boys de advogados já no mercado.
O primeiro dever do estudante de direito é manter lúcido e consciente.
Indagar-se sobre seu papel no mundo, a missão que lhe foi confiada e que
depende de sua vontade. Atingindo o discernimento, o estudo contínuo, sério e
aprofundado será conseqüência natural. A pessoa lúcida sabe que ela pode
transformar o mundo, mesmo ela lhe pareça pequena e insignificante.
A participação do aluno na vida concreta do direito é essencial. A escola não
pode ser transmissora inerte da verdade codificada e de alguma orientação
jurisprudencial. Ela tem o dever de formar uma consciência critica no alunado.
O novo bacharel deve ser um agente transformador da realidade, antes de a
faculdade lhe oferecer tudo isso, é dever ético do acadêmico dela exigir a
fidelidade para com esse ideário.
Ouso afirmar que o estudante de direito deve procurar agir eticamente e ser
virtuoso desde bancos escolares. Pois a advocacia é das profissões que primeiro
se preocuparam com sua ética, a parte da moral disciplinadora da moralidade dos
atos humanos. Segundo Rafael Bielsa,” o atributo do advogado é sua moral”.
"[...] se não transformarmos em conhecimento a informação, seremos apenas transeuntes no nosso tempo, nunca partícipes dele". (J.J. Calmon de Passos)
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