segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Criando gatilhos para aquisição de Clientes

Resultado de imagem para gatilhos para aquisição

O dia a dia das pessoas é recheado de acontecimentos, ações, interações e a todo momento nosso cérebro é bombardeado de informações. Algumas nos chamam mais a atenção que outras, e também tem aquelas que nem mesmo percebemos. A verdade é que ao longo do tempo, vamos armazenando muitas informações e assim nosso cérebro acaba criando alguns gatilhos mentais, que são como uma espécie de atalho automático para evitar grandes reflexões antes de tomar uma decisão.        
No marketing digital, os gatilhos para aquisição de clientes têm função semelhante, pois partem do suposto de que as pessoas já foram muito bem informadas sobre seus produtos e serviços e agora precisam ser chamadas para ação, essa etapa é considerada a “cereja do bolo” dentro do marketing digital, pois se trata do momento em que você chama o cliente que está no seu funil de Inbound marketing para experimentar seus produtos e serviços. Ou seja, é hora de provoca-lo para a compra.
A utilização de gatilhos mentais em mídias sociais é indispensável porque é uma das formas mais eficientes de estar em contato direto com seu público, fazendo com que mais pessoas decidam pela aquisição do seu serviço ou produto. Por isso, utilizar gatilhos em mídias sociais tem o poder de alavancar as vendas da sua marca ou mesmo melhorar sua reputação.
Empresas devem criar botões de ação para engajar seus clientes e começar a envolve-los no estágio das vendas. Existem várias técnicas para chamar um cliente para a ação, o importante é analisar qual gatilho mais se encaixa com o seu tipo de negócio e objetivo pretendido. Por exemplo, algumas empresas querem atrair clientes apenas com o objetivo de testar um produto novo que foi lançado, então o gatilho de aquisição pode seguir uma linha do tipo “Temos essa novidade, gostaria de experimentar? Faça sua inscrição clicando “aqui”, sem custo de participação”. Outro exemplo é para quem já quer chamar o cliente para a venda: “Lançamento, últimas unidades, reserve o seu através do telefone, ou pelo nosso site”.
Confira algumas formas e gatilhos de aquisição de clientes mais utilizados no dia a dia, e que pretendem garantir o sucesso de sua ação de marketing digital. Os gatilhos podem variar de acordo com o perfil e objetivo da campanha de marketing digital, podendo ser: diário, semanal, mensal, apenas para datas comemorativas ou “relâmpago”:
- Gatilhos para campanhas semanais: São indicados para campanhas pontuais, relacionadas ao lançamento de um novo produto, ou alguma promoção específica que esteja ligada a eventos aleatórios como a final de um campeonato esportivo, uma frente fria inesperada etc.. O modelo e exemplo que pode ser utilizado são: “Aproveite o momento... Venha nos fazer uma visita... Se inscreva para concorrer...”
- Gatilhos para campanhas mensais: São indicados para campanhas mais elaboradas, que já vêm sendo programadas com mais antecedência e pretendem engajar os clientes a médio e longo prazo. Por exemplo: “ Venha fazer uma avaliação gratuita... Agende uma consulta... Mês com ofertas especiais, garanta já o seu...”
- Gatilhos para datas comemorativas: São os gatilhos mais fáceis de interagir com o público-alvo, muito fácil de aproveitar, afinal, as datas comemorativas por si só já geram uma atração na mente das pessoas, confira os exemplos: “Aproveite o dia das mães.. Dia dos pais está chegando, já comprou o presente para seu pai... Aniversário da loja, descontos especiais... Só nesta data... Especialmente para você... Ainda dá tempo de comprar seu presente...”
- Gatilhos para ofertas relâmpago: São indicados para surpreender os clientes, podem fazer parte da estratégia de inovação das empresas para conquistar aqueles clientes que têm alguma necessidade e estão só esperando pelo melhor momento para comprar, por exemplo: “Só hoje... Aproveite... Não vai ficar de fora... Imperdível... Só amanhã, venha nos fazer uma visita...”
 Esses são apenas alguns exemplos, cada tipo de negócio pode escolher as chamadas de ação que achar mais interessantes. O que vale ressaltar é a vantagem de poder utilizar as ações do marketing digital para atingir esses objetivos. Afinal, os custos são muito baixos e os resultados são bem interessantes.

Nenhum comentário:

PLANO DE AULA 1 : Introdução ao Direito e suas Fontes

  Tema: Introdução ao Direito e suas Fontes Objetivos: Compreender o conceito de Direito e suas principais características. Identificar e de...