segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Métricas e Indicadores para medir o sucesso


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Um detalhe muito importante no mundo dos negócios é medir e acompanhar em quanto anda o crescimento e a evolução do empreendimento, ver se ele está acontecendo conforme esperado e assim por diante. Na nossa vida pessoal também não é diferente, colocamos alguns objetivos e vamos monitorando para ver se estamos chegando perto, se atingimos ou precisamos mudar alguma coisa para chegar lá. Muito bem, com o marketing digital também não é diferente. Para garantir o sucesso das ações planejadas é preciso medir e acompanhar o desenvolvimento de cada uma delas, assim é possível identificar se o objetivo desejado está sendo atingido ou não.
O que é muito bacana e uma facilidade no marketing digital, são as várias possibilidades ofertadas para poder medir o resultado quantitativo e qualitativo de suas ações, diferente do marketing tradicional, que não oferece esse diferencial.
Vamos explicar melhor. Falando de campanhas de publicidade no marketing tradicional, vamos imaginar que você deseja fazer um anúncio em uma revista ou em um jornal local. Após a matéria ser publicada, nem você, nem a empresa dona da revista ou jornal sabem informar qual foi o número de pessoas que realmente leu aquela reportagem. Claro, existem algumas estimativas, mas número concretos não são possíveis de medir. Agora veja a comparação de quando você faz uma publicação na sua página do facebook. Em tempo real você já recebe alertas de quem está curtindo ou compartilhando aquela reportagem ou informação e depois ainda consegue emitir relatórios sobre qual foi o alcance da publicação, quantas visualizações teve e mais uma série de benefícios.
E é por isso que precisamos medir, para saber se as ações planejadas estão atingindo o objetivo proposto. Sendo assim, é preciso criar e definir quais as métricas e indicadores são os mais adequados para seu tipo de negócio. Em resumo, no marketing digital, as métricas e indicadores são um conjunto de objetivos que a empresa deseja atingir, por exemplo: Atingir cem novas curtidas na página por semana, fazer uma nova venda por dia e assim por diante.
 Confira na tabela abaixo, algumas sugestões de métricas e indicadores que podem ser utilizados para medir o resultado de suas ações de marketing digital:

Indicadores das Plataformas Digitais
Indicadores de Gestão Empresarial
- Novas curtidas na página: O Facebook permite essa função, que mostra quantas pessoas já demonstraram algum interesse naquilo que você publicou.
- Ligações recebidas: É medido pelo empresário, uma forma de saber se as campanhas de gatilho de aquisição estão funcionando.
- Número de compartilhamentos: Também disponível no Facebook, mostra a quantidade de pessoas que demonstraram muito interesse com sua publicação e inclusive estão recomendando.
- Orçamentos solicitados: É medido pelos empresários, também uma forma de saber se as ações publicadas estão surtindo efeito. Quanto mais orçamentos solicitados melhor.
- Número de curtidas por campanhas: Disponível no Instagram, mostra quantas pessoas gostaram da sua publicação e sinalizaram possível interesse.
- Número de novos clientes cadastrados: Medido pelo empresário, mostra o engajamento de novos clientes e que eles já estão comprando com você.
- Qual foi a campanha mais curtida: Disponível em Instagram e Facebook, é ideal para saber qual das ações realizadas teve mais sucesso. Aproveite para replicar o que deu certo em outras publicações.
- Número de pessoas que entraram na loja: É possível acompanhar para identificar se as campanhas estão surtindo efeito e sua empresa passou a ser mais atrativa, gerando interesse nos clientes.
- Número de novos seguidores no mês: Disponível em Twitter, Instagram, Youtube, Blog, Facebook, é ideal para medir o sucesso da sua marca e quanto novas pessoas estão mais interessadas em saber o que você faz.

- Aumento no faturamento: Ferramenta de gestão, pode ser medida por softwares de gestão e identifica se a empresa está atingindo o resultado esperado, crescimento, volume de vendas e entre outros.

Fonte:  https://www.primecursos.com.br/openlesson/10204/104669/

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