1-Conceito de paper
O paper , position
paper ou posicionamento pessoal é um
pequeno artigo científico a respeito de um tema pré-determinado. Sua elaboração
consiste na discussão e divulgação de ideias, fatos, situações, métodos,
técnicas, processos ou resultados de pesquisas científicas (bibliográfica,
documental, experimental ou de campo), relacionadas a assuntos pertinentes a
uma área de estudo. Na elaboração de um paper , o autor irá desenvolver análises e
argumentações, com objetividade e clareza, podendo considerar, também, opiniões
de especialistas. Por sua reduzida dimensão e conteúdo, o paper difere
de trabalhos científicos, como monografias, dissertações ou teses. O paper deve
ser redigido com estrita observância das regras da norma culta, objetividade,
precisão e coerência. Devem ser evitadas as gírias, expressões coloquiais e que
contenham juízos de valor ou adjetivos desnecessários. Também é preciso evitar
explicações repetitivas ou supérfluas, ao mesmo tempo em que se deve cuidar
para que o texto não seja compacto em demasia, o que pode prejudicar a sua
compreensão. A definição do título do artigo deve corresponder, de forma
adequada, ao conteúdo desenvolvido.
2- Propósitos do paper
De um modo geral, o paper é produzido para divulgar resultados de
pesquisas científicas. Entretanto, esse tipo de trabalho também pode ser
elaborado com os seguintes propósitos:
- Discutir aspectos de assuntos ainda pouco estudados ou
não estudados(inovadores);
- Aprofundar discussões sobre assuntos já estudados e que
pressupõem o alcance de novos resultados;
- Estudar temáticas clássicas sob enfoques
contemporâneos;
- Aprofundar ou dar continuidade à análise dos resultados
de pesquisas, a partirde novos enfoques ou perspectivas;
- Resgatar ou refutar resultados controversos ou que
caracterizaram erros em processos de pesquisa, buscando a resolução
satisfatória ou a explicação à controvérsia gerada. Além desses objetivos, o paper
pode abordar conceitos, ideias, teorias ou mesmo hipóteses de forma a discuti-los
ou pormenorizar aspectos.
Ao produzir o artigo, o
aluno inicia uma aproximação aos conceitos e à linguagem científica que
necessitará desenvolver no momento da elaboração do trabalho de conclusão de
curso. A elaboração de artigos estimula, ainda, a análise e a crítica de conteúdos
teóricos e de ideias de diferentes autores, contribuindo para que o aluno
aprenda a sintetizar conceitos, fazer comparações, formular críticas sobre um
determinado tema à luz de pressupostos teóricos ou de evidências empíricas já
sistematizadas.
3- Elaboração do paper
Para que o conteúdo do paper seja
bem trabalhado e fundamentado sugere-se que o mesmo tenha entre 10 e 15
páginas. Como o paper deve ser sempre fundamentado cientificamente, deve-se
utilizar no mínimo 3 autores na pesquisa.
Antes de começar a escrever o artigo, é preciso que o
autor primeiro reúna as informações e conhecimentos necessários por meio de
livros, revistas, artigos e outros documentos de valor científico. Em seguida,
deve-se organizar um esqueleto ou roteiro básico das ideias, iniciando com a
apresentação geral do assunto e dos propósitos do artigo seguida da indicação
das partes principais do tema e suas subdivisões e, por fim, destacando os aspectos
a serem enfatizados no trabalho.
A elaboração deste plano é
útil, em primeiro lugar, para sistematizar a comunicação a ser feita, evitando
que o autor se perca durante a elaboração. Por outro lado, também auxilia como
recurso pedagógico para reflexão e organização lógica das ideias a serem abordadas;
Em termos de procedimentos para a escrita de um artigo científico, é necessário
observar os propósitos do trabalho a ser elaborado. Todavia, independente de
ter propósitos distintos, o artigo científico deve apresentar a estrutura
básica que caracteriza todos os tipos de trabalhos científicos ou acadêmicos:
Introdução, Desenvolvimento e
Conclusão.
INTRODUÇÃO
É o primeiro contato do
leitor com a obra. Deve-se, nela, fazer o leitor entender com clareza o
contexto da pesquisa, de forma didática. A introdução do paper tem, geralmente, uma ou duas páginas e
deve abordar os seguintes elementos:
-Assunto/tema do artigo e
seus objetivos;
-Justificativa do trabalho e
sua importância teórica ou prática;
-Síntese da metodologia
utilizada na pesquisa;
-Limitações quanto à
extensão e profundidade do trabalho;-Como o artigo está organizado.
DESENVOLVIMENTO
(corpo do artigo)
O desenvolvimento é o
elemento essencial da pesquisa, isto é, o seu coração, e no geral concentra de
80 a 90 por cento do total de páginas do relatório. Nesta etapa o aluno deverá
dividir o tema em discussão para uma maior clareza e compreensão por parte do
leitor. É preciso evitar, porém, o excesso de subdivisões, cujos títulos devem
ser curtos e adequados aos aspectos mais relevantes do conteúdo, motivando para
a leitura. Vale ressaltar que as divisões, subdivisões e títulos do artigo não
garantem a sua consistência ou importância. É preciso que as referidas partes e
respectivas ideias estejam articuladas de forma lógica, conferindo ao conjunto
a indispensável unidade e homogeneidade.
No desenvolvimento são
apresentados os dados do estudo, incluindo a exposição e explicação das ideias
e do material pesquisado, referencial teórico (apresentação de conceitos
sistematizados com base na literatura), discussão e análise das informações colhidas
e avaliação dos resultados, confrontando-se os dados obtidos na pesquisa e o conteúdo
abordado nos referenciais teóricos.
CONCLUSÃO
A conclusão apresenta as
informações que vão finalizar o trabalho buscando-se integrar todas as partes
discutidas. É a dedução lógica do estudo, na qual se destacam os seus resultados,
relacionando-os aos objetivos propostos na introdução. Podem ser incluídas as limitações
do trabalho, sugestões ou recomendações para outras pesquisas, porém de forma
breve e sintética. Em termos formais, a conclusão é uma exposição factual sobre
o que foi investigado, analisado, interpretado; é uma síntese comentada das ideias
essenciais e dos principais resultados obtidos, explicitados com precisão e
clareza. Assim, a leitura da conclusão deve permitir ao leitor o entendimento
de todo o trabalho desenvolvido, das particularidades da empresa aos resultados
esperados na implantação do projeto proposto.
Fonte: http://pt.scribd.com/doc/6874861/PAPER-como-fazer#scribd
Prof. Sergio Enrique Faria
Nenhum comentário:
Postar um comentário