quarta-feira, 11 de julho de 2018

Turnover: o que é e qual o impacto na empresa?


 

Turnover é uma palavra que na área de recursos humanos se refere ao movimento de rotatividade de colaboradores em uma empresa.
Um estudo desenvolvido pela consultoria Robert Half apontou que enquanto no mundo todo o turnover de colaboradores cresceu em 38% das empresas; no Brasil o fenômeno foi contabilizado em 82% das instituições.
Os principais motivos que levaram a essa alta rotatividade no Brasil são: remuneração baixa e falta de reconhecimento (33%), desmotivação (30%), preocupação com o futuro da companhia (29%) e baixo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (26%). E, em geral, são essas as razões que ocasionam uma grande taxa de turnover e, consequentemente, dor de cabeça para o departamento de Recursos Humanos de diversas empresas.
Por isso, é importante de, além do conceito, a equipe do RH estar atenta a casos de grande rotatividade, pois pode ocasionar duas situações negativas para a empresa:
  • perda de dinheiro, tendo em vista os custos envolvidos no desligamento de um profissional e a capacitação de novos colaboradores;
  • perda de produtividade, porque pode levar um tempo até o novo colaborador começar a produzir com a mesma agilidade.
 Impacto da Rotatividade na Corporação
A substituição de colaboradores gera impacto nas empresas em pontos como:
  • Integração com outros setores da empresa;
  • Afeta o clima organizacional;
  • Perda de talentos para a concorrência;
  • Despesa com desligamento e rescisão;
  • Despesa com a contratação de novos colaboradores;
  • Custos com capacitação e integração de novos colaboradores;
  • Impacto no relacionamento com clientes;
  • Perda de produtividade, entre outros.

A partir da análise das taxas de turnover é possível verificar o que é preciso fazer, mas antes de chegar a um ponto crítico, recomenda-se ter políticas sólidas de Recursos Humanos e conhecer o perfil dos colaboradores. Essas são medidas que podem reduzir o nível de rotatividade.
Acompanhar constantemente os colaboradores, por meio de sessões de feedback e de um diálogo aberto e bem detalhado para esclarecer pontos que ocasionam perdas, é uma ação que pode contribuir para a prevenção do turnover.
Além disso, promover reuniões entre gestores e colaboradores periodicamente com o intuito de fazer avaliações, ter políticas claras de salário e mostrar aos funcionários que eles são valorizados e podem ter qualidade de vida dentro daquele time do qual pertencem é fundamental para manter a saúde financeira, o engajamento e a produtividade de uma empresa.
E na sua empresa, como vocês tratam as taxas de turnover? 

Fonte: https://www.ahgora.com.br/hcm/turnover-o-que-e-e-qual-o-impacto-na-empresa/

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